FORMAÇÃO GERAL XV


A concentração de oxigênio dissolvida na água (COD) é um parâmetro muito importante para analisar as características químicas e biológicas das águas. No meio ambiente, geralmente, o oxigênio dissolvido (OD) vem da fotossíntese biótica aquática ou pela difusão desse gás, que está presente no ar e na superfície da água.

Fonte: DERISIO, J. C. Introdução ao Controle de Poluição Ambiental. 4 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

Sobre o parâmetro oxigênio dissolvido (OD), leia as afirmativas a seguir:

I. Quando ocorre excesso de matéria orgânica no meio aquático, causa-se uma grande diminuição na COD.

II. Caso o oxigênio no meio aquático seja todo consumido, teremos as condições aeróbias, com possível geração de odores. 

III. Durante a estabilização de matéria orgânica, as bactérias utilizam oxigênio em seus processos respiratórios e isso pode ocasionar uma diminuição da sua concentração no meio aquático.

 

IV. O OD é o principal parâmetro de caracterização de efeitos da poluição aquática por despejos orgânicos.

É correto o que se afirma em:


I, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.

A turbidez nas águas ocorre por matérias em suspensão, tais como argila, silte, substâncias orgânicas finamente divididas, organismos microscópicos e partículas similares.

Fonte: DERISIO, J. C. Introdução ao Controle de Poluição Ambiental. 4 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

Sobre a turbidez, leia as afirmativas a seguir:

I. A turbidez é uma característica das águas correntes que, em geral, é alta nas dormentes.

II. A turbidez representa o grau de interferência com que a passagem de luz atravessa a água.

III. A origem antropogênica da turbidez pode estar associada a organismos patogênicos e compostos tóxicos.

IV. A turbidez pode aumentar a penetração da luz, prejudicando a fotossíntese.

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, III e IV, apenas.

A eutrofização ocorre quando os fertilizantes e outros nutrientes entram nos rios e, com isso, causa-se um rápido crescimento de plantas especiais, em especial, as algas. Esse processo é quando o corpo d’água adquire altos níveis de nutrientes, que transforma a água semelhante a um caldo verde. 

Sobre o monitoramento dos parâmetros Fósforo e Nitrogênio, leia as afirmações a seguir:

I. Os usos de detergentes provocam inúmeros problemas de poluição aquática.

II. Além do abastecimento de águas, a eutrofização pode trazer prejuízo à recreação e à navegação.

III. Na eutrofização, há a diminuição da DBO necessária para oxidar o excesso de matéria orgânica e a morte da flora aquática.

IV. Os compostos de nitrogênio e fósforo ocorrem naturalmente em grandes concentrações.

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.

A alcalinidade é a quantidade de íons na água que irão reagir para neutralizar os íons de hidrogênio. A importância do conhecimento das concentrações de alcalinidade permite a definição de dosagens de agentes floculantes, que traz informações sobre as características corrosivas ou incrustantes da água analisada.

Fonte: VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. v. 1, 3 ed., Belo Horizonte: UFMG, 2005.

Sobre a alcalinidade, leia as afirmativas a seguir.

I. É conhecida pela capacidade de neutralizar os ácidos e denominada de solução tampão.

II. Sua origem natural é proveniente da oxidação da matéria orgânica e a fotossíntese.

III.  A sua origem antrópica é oriunda de despejos industriais.

IV. Em grandes concentrações, pode atribuir um gosto amargo à água.

É correto o que se afirma em:


I e III, apenas.


II, III e IV, apenas.


II e III, apenas.


I e II, apenas.


I, III e IV, apenas.

A Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), norma balizadora da gestão dos recursos hídricos no Brasil, instituída pela Lei n° 9.433/1997, prevê que a gestão da água não deve dissociar aspectos de quantidade e qualidade e deve considerar a diversidade geográfica e socioeconômica das diferentes regiões do país, o planejamento dos setores usuários e os planejamentos regionais, estaduais e nacional, além da integração com a gestão ambiental, do uso do solo, sistemas estuarinos e zonas costeiras.

Fonte: BRASIL. Lei nº 9.433 de 08 de Janeiro de 1997. Institui a Política Nacional dos Recursos Hídricos. 1997.

Sobre os fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, leia as afirmativas a seguir:

I. A água é um bem ilimitado e que tem valor econômico.

II. Caso venha a faltar água, a prioridade é abastecimento humano e dessedentação de animais. 

III. Quando se faz a gestão de recursos hídricos, esta precisa ser descentralizada e ter a participação dos usuários, comunidades e poder público

IV. A água é um bem de domínio privado.

É correto o que se afirma em:


I, II e III, apenas.


II e III, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


II, III e IV, apenas.

“A violência é contemporânea ao homem, ou seja, o homem é violento por natureza, mesmo no ambiente escolar onde deveria desenvolver as relações interpessoais de sociabilidade e convivência social, ocorrem casos de violência entre alunos, entre alunos e a escola, e entre alunos e professores”. 

 

RUOTTI, C.; ALVES, R.; CUBAS, V. O. Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo: Andhep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. 264p.

Considerando o texto acima e o conteúdo da palestra, assinale a alternativa que indica o conceito de influências ou fatores exógenos.


Tratam-se de comportamentos dos alunos em disseminar a desordem no ambiente escolar, visando atrapalhar o bom andamento das atividades escolares.


As influências ou fatores exógenos no ambiente escolar pouco afetam a perda da legitimidade da escola como lugar de produção e transmissão de saberes.


Determinações de fora para dentro, como acontece nos bairros degradados com alto nível de violência, também podem resultar na ocorrência da violência escolar.


A influência ou fator exógeno tem um único fator como possível causa ou como antecedente que a potencializa.


Influências ou fatores exógenos tratam-se de determinações de dentro para fora que a escola exerce no meio social, visando construir uma sociedade melhor e sem violência.

 “O bullying escolar passou a ser foco de atenções após a realização sistemática de pesquisas acadêmicas e da exposição na mídia de casos graves de violência que seriam resultado de agressões características de bullying. As pesquisas foram impulsionadas após a ocorrência de casos de suicídio e atentados praticados por jovens que eram vítimas de bullying em alguns países”.

RUOTTI, C. Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo: Andhep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006, p. 178.

A respeito de bullying, assinale a alternativa correta.


Há uma intenção de ofensa qualquer ao outro e isso parte do pressuposto de que o agressor tem alguma superioridade em relação à vítima, reduzindo assim as chances de defesa desta. Um aluno é vítima de bullying quando está exposto, mesmo que seja uma única vez, a ações negativas por parte de um aluno ou de um grupo.


Trata-se de um fenômeno que não intervém na aprendizagem e no aspecto emocional daqueles que são vítimas dessa violência, uma vez que é considerado uma brincadeira de criança, que leva as pessoas a responderem fortemente por causa dos desafios decorrentes de interações sociais.


O bullying é uma modalidade de violência que não sofre influências exógenas.


Pode ser considerada como forma de se autoafirmar no ambiente escolar, bem como na vida em sociedade, criando a necessidade dos envolvidos de reavaliarem seus papéis na sociedade.


Trata-se de um conjunto de atos agressivos contra uma criança ou adolescente, com ausência de motivação, mas sempre de forma intencional e de forma reiterada, praticado por um ou mais indivíduos, incorrendo entre o autor e a vítima uma desigualdade de poder e a falta de reciprocidade, faltando à vítima o esboço de reações para impedir a agressão ou defender-se dela.

O direito penal trata-se da “ultima ratio”, ou seja, a última ferramenta a ser utilizada no combate à violência, de modo que o adolescente deve ser mantido em espaço social, evitando contato com a justiça e suas instituições, mormente a de natureza penal, devendo - sempre que possível - utilizar outras ferramentas de solução de conflitos (SARAIVA, 2013, p. 8 apud SALA, 2009).

SARAIVA, J. B. C. Política Criminal e o Direito Penal de Adolescentes. In: Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, 2013, p. 8.

Com base na intervenção mínima do direito penal, assinale V para a assertiva VERDADEIRA e F para a assertiva FALSA sobre o tema Patrulha Escolar.

(   ) A atividade da Patrulha Escolar envolve o trabalho preventivo nas escolas, dentre eles, a realização de cursos e palestras com temas direcionados conforme as necessidades de cada escola e sua comunidade. Os temas das palestras são ações de prevenção básicas de segurança pessoal e drogas e cidadania, desenvolvidos para alunos da segunda fase do Ensino Fundamental e Médio.

(   ) O trabalho da Patrulha Escolar também envolve o policiamento do entorno das escolas e intervenções repressivas.

(  ) Uma das atividades desenvolvidas pela Patrulha Escolar é o levantamento de instalações físicas das condições de segurança da escola e do seu entorno. Os policiais solicitam que ações transformadoras sejam encontradas e executadas, havendo a necessidade de que a realidade local seja diagnosticada.

(   ) Outras atividades são desenvolvidas pelos policiais militares da Patrulha Escolar Comunitária para a prevenção de crimes e do uso de drogas, como o patrulhamento diferenciado nas escolas com a interação com a comunidade e as autoridades locais, buscando o aconselhamento aos alunos.

Assinale a alternativa que segue a sequência correta:


F, F, F, F.


V, F, F, F.


F, V, F, V.


V, F, V, V.


V, V, V, V.

“A violência escolar recorre a múltiplas associações das ocorrências com características e atributos das vítimas e dos agressores; ou com as distintas instituições e ambientes pelos quais circulam os jovens”.

ABRAMOVAY, M. et al.  Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, 2002, p. 76.

Sobre as “variáveis endógenas”, assinale a alternativa V para a assertiva VERDADEIRA e F para a assertiva FALSA:

(  ) A idade e a série ou nível de escolaridade dos estudantes compõem as variáveis endógenas.

(   ) O impacto das punições dentro do ambiente escolar, quando violadas regras de disciplina, sempre contribuem para a diminuição da violência escolar.

(   ) Os próprios professores que, por banalizar a violência e não dar atenção especialmente às incivilidades e discriminações, estariam contribuindo para desrespeitar os direitos dos alunos à proteção e perderiam o momento pedagógico de educar contra culturas de violência.

(   ) O tratamento autoritário dado aos alunos, como minimizar a violência por parte dos mesmos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V, V, V, V.


F, F, F, F.


V, F, F, V.


F, V, V, F.


V, F, V, F.

“Segundo Miriam Abramovay, a escola não seria mais representada como um lugar seguro de integração social, de socialização, não é mais espaço resguardado; ao contrário, tornou-se cenário de ocorrências violentas”. 

ABRAMOVAY, M. et al.  Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, 2002, p. 93.

Sobre a violência escolar, relacione os grupos de violência com seus respectivos conceitos:

I. Violência na escola.

II. Violência à escola.

III. Violência da escola.

 

(  ) Quando ela é o local onde as violências ocorrem, que têm origem externa a ela.

( ) Relacionada às atividades institucionais e que dizem respeito a casos de violência direta contra a instituição.

( ) Entendida como a violência em que as vítimas são os próprios alunos pela classificação de notas que discriminam e classificam os alunos.

 

Assinale a alternativa que indique a sequência correta:


III, II, I.


III, I, II.


I, III, II.


I, II, III.


II, I, III.

Páginas: 12345